Qual Painel Usar no Triciclo: Painel Digital ou Painel Analógico?

Instrumentos Digitais X Instrumentos Analógicos



Diferentes estilos, vários modelos e infinitas personalidades.
Assim podemos definir o perfil de cada usuário de triciclo.
Só quem conhece à fundo o dia-a-dia dessa galera, sabe entender e compreender a necessidade de estar na estrada, em cima de um triciclo, curtindo um Rock e a liberdade que essas máquinas proporcionam.

Além de todos os acessórios e adornos que o triciclo recebe, existe uma parte muito importante que garante o monitoramento correto do motor e do sistema elétrico do triciclo, o painel de instrumentos.

É comum encontrar triciclos equipados com um painel de moto, um "relógio de temperatura" sem combinação estética e outros instrumentos que estejam no lugar, mas não estão ligados.

Por outro lado, vemos triciclos com painéis super completos, organizados e totalmente funcionais.

Muitos fatores colaboram para que as 2 situações citadas ocorram.
Um painel desorganizado ou esteticamente incompatível, muitas vezes é criado apenas pelo simples fato do afobamento em terminar logo o projeto, ou pela falta de informação de onde adquirir um conjunto correto, ou ainda pela oferta de produtos baratos por quem não sabe vender painéis, mas que ao longo do tempo vai dar muito trabalho para o usuário.

Alguns fabricantes de triciclo, optam por equipar o painel com instrumentos digitais e sabemos quais são.

No entanto, se o triciclo é bem utilizado, acaba pegando chuvas e não demora muito as falhas começam aparecer nestes instrumentos. Seja um display apagando, ou uma variação na marcação do combustível por conta de oxidação na placa de circuito, ate uma simples umidade no visor deixando-o embaçado por um tempo pode danificar o conjunto.

Enfim, você que é usuário de um painel digital, sabe muito bem do que estamos falando e pode até não expor seu caso, mas internamente concorda.

Fiz uma pesquisa pessoal com dezenas de usuários em alguns MCs da minha região e foi unânime a preferência por Instrumentos Analógicos.

Com isso, busquei algumas respostas para auxiliar os amigos na troca do painel e para surpresa de todos, o painel digital, que supostamente é mais barato, em pouco tempo fica mais caro para o usuário do que ele possa imaginar.

Prontamente, se você comparar em valores um painel digital com instrumentos separados, vai perceber que é o mesmo valor dos instrumentos analógicos de boa qualidade, disponíveis no mercado, como Cronomac por exemplo. 


Se comparar ainda, o valor de um instrumento digital combinado, chamado de multifuncional, vai notar que o valor é menor, pois tem vários instrumentos no mesmo painel, mas a desvantagem começa logo que caem algumas chuvas ou idas no lava-rápido. Um simples display de velocidade falhando ou um risco da temperatura do motor apagado é o suficiente para lhe causar uma grande tensão durante uma viagem. E o que era para ser uma distração e diversão, pode se transformar em stress.

O primeiro item que pega na aquisição de um painel é o funcionamento do velocímetro.

Até uns anos atrás era realmente trabalhoso fazer o sistema de velocidade ficar correto, mas hoje, com a inclusão da tecnologia, os sensores de velocidades resolvem este problema com muita facilidade e o velocímetro eletrônico com ponteiro analógico deixa o toque de originalidade e personalidade forte.

Os demais instrumentos, quando comprados corretamente, com uma empresa e um vendedor que entende do assunto na prática e não só por trás de um balcão, serão funcionais e tranquilos de serem instalados.

Talvez, você não tenha percebido estes detalhes nos triciclos antes, mas agora que sabe da informação, vai começar a prestar atenção e quando precisar decidir sobre qual painel colocar em seu Triciclo, já terá um bom caminho percorrido para deixar sua máquina em perfeitas condições de percorrer o Brasil com muita segurança e tranquilidade, podendo aproveitar sua viagem ao máximo.

Espero ter contribuído com algumas informações e se achou útil esse conteúdo, compartilhe com algum amigo que também possa se beneficiar com essas dicas.

Até a próxima.


Sérgio Roberto
Cronometer Instrumentos

ALGUMAS SUGESTÕES



Comentários